quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A Importância dos Sons para os Animais


A Importância dos Sons para os Animais





O som é muito importante para os animais. Por meio dele, os animais podem se comunicar, atrair membros de sua espécie para o acasalamento e afugentar predadores, entre muitas outras funções que este pode exercer.
Um exemplo é a araponga, uma ave encontrada no Brasil, Panamá, Costa rica e Nicarágua, que usa o som para atrair a fêmea. Isto acontece porque as fêmeas preferem aqueles que emitem o som mais forte. O canto da araponga lembra um golpe de um martelo sobre uma bigorna, sua potente voz é emitida com a boca totalmente aberta e pode ser ouvida a pelo menos 1km de distancia. Esse canto se deve a mandíbula larga que a araponga possui. Já as fêmeas emitem um som baixo quase imperceptível. O mesmo canto que coloca essa ave numa posição de destaque na mata, e responsável pela sua desgraça. Com o desmatamento, o contato com o homem foi inevitável e não tardou para essas aves serem caçadas e engaioladas.
Outro animal que depende muito do som e o morcego. Os morcegos são os únicos mamíferos voadores que se comunicam pelo som, pois a maioria da espécie é cega. Quando ouvimos os guinchos dos morcegos, estamos ouvindo apenas uma parte dele, já que este foi emitido na forma ultra-sônica e ultrapassa a capacidade auditiva do homem.  
O morcego utiliza uma forma muito especial de se guiar através da audição, esta é chamada de “ecolocação”. Esse sistema funciona de maneira semelhante a um radar. O mamífero emite ruídos de alta freqüência que, ao atingir um objeto, são refletidos e detectados pela sua audição. Alem dos morcegos muitos cetáceos se  através da “ecolocação” também.
Os cetáceos conseguem produzir sons característicos que desempenham um papel fundamental em suas vidas. Alem de comunicarem entre si por meio do som, os cetáceos são capazes de usar estes para se orientarem. Semelhante aos morcegos, estes sons emitidos se chocam com os obstáculos, voltando semelhantes a “ecos”. O animal pode assim ter a percepção da dimensão e distancia a que se encontra o obstáculo na água.
As aves em geral, têm canções particulares que se assemelham a uma linguagem. Cada espécie possui a sua própria forma de comunicação, mas o rouxinol é um caso curioso entre estes. Ele se utiliza do canto de outro pássaro, que aprende a imitar e depois os recombina de uma forma totalmente nova. Os cantos mais belos, ou então mais fortes são capazes de atrair mais parceiros para o acasalamento.

FonFonte:http://sonsdanaturezaaniimal.blogdrive.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário